Nesse mês em que se comemora o Dia Nacional do Livro Didático (27 de fevereiro) é bastante pertinente falar de transmissão do conhecimento e de algumas iniciativas da Editora da UERJ que justamente atendem a esse viés.
Mas antes vamos falar um pouco de didática, um termo que se refere às trilhas que efetivam o ensino/aprendizado de um conteúdo na relação docente/aluno. Na opinião de alguns, é um conceito que ajuda a entender porque há mestres que comunicam com desenvoltura a matéria enquanto outros lidam com barreiras quase intransponíveis diante dos mesmos temas.
E existe o imponderável. A eventualmente conflitante relação “aluno-professor” pode suscitar, dentro dos muros da escola ou da universidade, comentários de que um certo aluno “não presta atenção” ou de que um específico professor tem um conhecimento incrível, mas “não tem didática”. Mas quem sabe um livro didático de qualidade não poderia fazer a diferença para aquele aluno de atenção claudicante ou para aquele professor menos expansivo?
Algumas iniciativas da Editora da UERJ vislumbram essas necessidades pedagógicas. Neste contexto, criou, em 2004, a Coleção Comenius. A proposta era publicar livros que dialogassem diretamente com as necessidades dos professores da UERJ e, ao mesmo tempo, fossem impressos a um preço acessível para facilitar a aquisição pelos alunos.
O nome da coleção é uma referência ao checo Jan Amos Komenský, intelectual nascido em 1592. O tcheco Comenius foi educador, cientista e escritor e fundador da didática moderna. Hoje a Coleção tem cerca de 30 títulos publicados, e compreende temas diversos, como física, sintaxe, comunicação, cálculo, biologia, matemática, entre outros.
Outra iniciativa é a Coleção Didática, lançada em 2022. Nesse caso, a proposta é disponibilizar os títulos em pdf gratuito para um público composto por alunos de graduação. Entretanto, a coleção também poderá ser útil àqueles que estão em busca de conhecimentos específicos sobre determinados assuntos. Por enquanto foram publicados dois volumes: “Introdução ao mercado de opções financeiras: principais conceitos”, e “Instalações elétricas prediais”. Caso o leitor queira a versão física de algum deles, existe a opção da impressão sob demanda.
Por fim, vale citar a Coleção Pesquisa em Educação. Essa não é constituída por livros didáticos, mas de estudos sobre os processos educacionais e pedagógicos, de formação de professores, de estímulo à leitura ou de questões relacionadas à educação inclusiva ou ao ensino superior. Livros indicados a professores que desejam refletir sobre a própria missão educacional.