No dia 15, a Editora da UERJ lançou o Atlas Municipal Itaboraí, em versão digital. O livro é uma realização do Núcleo de Estudos de Geografia Fluminense (NEGEF), do Instituto de Geografia da UERJ, apresentando um material didático sobre o município de Itaboraí para alunos da região. O lançamento aconteceu na Sala da Secretaria de Educação de Itaboraí. Estiveram presentes a reitora da UERJ em exercício, professora Maria Georgina Muniz Washington e o organizador do mapa e editor-executivo da EdUERJ, professor Gláucio Marafon, além de representantes da prefeitura.
O Atlas Municipal de Itaboraí é fruto de investigação que perpassa a pesquisa, o ensino e a extensão, e incluiu, na sua realização, professores e alunos de graduação e pós-graduação. A obra explora aspectos da localização, do clima, da dinâmica natural e das atividades econômicas do município. O volume é composto por fotos, mapas, tabelas e gráficos. A proposta é estimular um maior conhecimento do território de Itaboraí, localizando-o em relação ao estado e interagindo com os outros municípios fluminenses. O material auxiliará na atuação de docentes no processo de construção da identidade cultural do aluno, com um material didático de qualidade.
Espera-se que o mapa atenda 20.000 alunos da rede municipal, com vantagem de estar disponibilizado gratuitamente para download. Vale ressaltar que o livro faz parte de uma série concebida pelo NEGEF, que já trouxe títulos dedicados a outros municípios fluminenses, como Quissamã, Nova Friburgo, Macaé, Teresópolis e Rio Bonito, configurando uma iniciativa de incentivo à cultura e à cidadania.