Livro debate ações afirmativas na grande imprensa

A EdUERJ está disponibilizando em seu site, para download gratuito, um livro cuja proposta é investigar como a imprensa lidou com o debate acerca das ações afirmativas. “Em busca do público: A controvérsia das cotas raciais na imprensa”, de Luiz Augusto Campos, traz resultados que se baseiam na análise de 1831 matérias publicadas nos jornais O Globo e Folha de São Paulo entre 2001 (ano da entrada do assunto na agenda midiática) e 2009 (ano da judicialização da controvérsia). 

A publicação resulta de pesquisa coletiva realizada no Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa(GEMAA).  Com uma metodologia de análise de discurso, o autor demonstra o tipo de abordagem empreendida por jornais para atender a situações específicas e como  alguns fatos foram enfatizados em detrimento a outros. Por fim, revela as estratégias dos veículos de comunicação na busca de uma credibilidade que lhes permitissem se promover como o espaço mais apropriado para o debate público. 

Sobre o Autor 

Luiz Augusto Campos é professor de Sociologia e Ciência Política no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – IESP-UERJ, onde também cursou seu doutorado. Faz parte da coordenação de dois grupos de pesquisa: o Observatório das Ciências Sociais (OCS) e o Grupode Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA).  

Baixe esse livro aqui: https://www.eduerj.com/eng/?product=em-busca-do-publico-a-controversia-das-cotas-raciais-na-imprensa

Deixe uma resposta