Livro em homenagem aos 70 anos da UERJ

O livro UERJ 70 anos é o testemunho, em seis capítulos, da complexidade e da diversidade que marcaram a trajetória da  instituição, resultando em um painel bem elucidativo que abrange os primórdios dos percursos institucionais,  que vão da criação da Universidade do Distrito Federal (UDF) em 1950, até a excelência atual. A publicação celebra os 70 anos da universidade e tem, entre os seus méritos, trazer em suas páginas  relatos com os quais professores, alunos e funcionários certamente poderão se identificar.

Trata-se de uma sugestão de leitura também para o calouro ou funcionários e professores que estão ingressando nos quadros da universidade. Há descrições  da estrutura em institutos, faculdades e unidades e das conquistas e projetos vitoriosos que trouxeram avanços para a sociedade.  No capítulo 4, “Universidade e as cidades”, por exemplo, são contadas as histórias da construção dos diferentes campi e os impactos sociais e políticos nos seus territórios. O tripé ensino/pesquisa/extensão está identificado e valorizado por uma quantidade admirável de registros fotográficos. É um livro para ler, mas também para ver.

A memória dos movimentos associativos merece um capítulo à parte, narrando os embates das associações estudantis, de professores e de funcionários para defender a dignidade de suas categorias. E em diversas ocasiões, isto significou  unir-se por um mesmo ideal. Por esse prisma, é também uma narrativa exemplar dos embates travados por quem defende a educação pública. E se já não é fácil nos dias de hoje, imagine em épocas em que se gozava de menos liberdade… Os capítulos não se furtam a trazer informações que remontam aos tempos sombrios da ditadura e também às batalhas que envolveram as universidades durante o processo de redemocratização.

Os dias vindouros também são objeto da obra. O livro se encerra com o capítulo “A UERJ: da consolidação como universidade de excelência, rumo às perspectivas futuras”, assinado por Carlos Frederico Duarte da Rocha, professor do Departamento de Ecologia, do IBRAG.

UERJ 70 anos é de autoria de Luís Reznik, Carlos Eduardo Pinto de Pinto, Camila Borges da Silva, Marcia de Almeida Gonçalves e Rui Aniceto Nascimento Fernandes. E com contou com o auxílio, na pesquisa, de Bárbara Oasky Garofalo, Eduarda Luz Marçal, Jaqueline Rodrigues de Oliveira, Jamille Santos Lopes Araújo, Natália Silva Elias e de Pedro Vítor Rebelo.

Você pode baixar este título gratuitamente aqui:

https://eduerj.com/?product=uerj-70-anos

Deixe uma resposta