Livro traz a engenharia sob um olhar transdisciplinar

O domínio de conhecimentos científicos ou técnicos e da linguagem matemática mostra-se  vital para o estudo da engenharia. Contudo, para quem deseja seguir a carreira de engenheiro, é também necessário o desenvolvimento de uma visão que contemple outras áreas, permitindo uma consciência mais ampla de sua responsabilidade social. Esta premissa norteia “Humanidades, ciências sociais e cidadania em Engenharia: uma introdução à engenharia com um olhar transdisciplinar”, lançamento da EdUERJ.

Em quinze capítulos, o autor José Carlos Vilar Amigo articula perguntas e respostas que levam a engenharia a enveredar pela trilha das humanidades e das ciências sociais. Surgem reflexões com as gradações da psicologia, da história, da sociologia, da filosofia, da pedagogia e da política, entre outras. São perspectivas que ajudam a conceber a real dimensão da engenharia e de seu papel para o desenvolvimento da sociedade. Os textos enfatizam aspectos como a ética, a responsabilidade, as contribuições sociais da engenharia, os desafios e o futuro da profissão.

O livro é indicado como instrumento de apoio à formação básica do engenheiro. A publicação contribui para viabilizar o conceito de engenheiro-cidadão, capaz de trabalhar com uma visão sistêmica e dentro de paradigmas holísticos e éticos.

“Humanidades, ciências sociais e cidadania em Engenharia: uma introdução à engenharia com um olhar transdisciplinar” está disponível em versão impressa ou digital (gratuita) no site da EdUERJ.

Deixe uma resposta