Na terça-feira 14 de maio, às 17h, a Livraria da EdUERJ recebe o lançamento de O homem e o cavalo – devoração e montagem na estética teatral de Oswald de Andrade (Editora da UERJ, 2024), de Nanci de Freitas. Na ocasião, a autora junta-se aos convidados Tania Brandão, professora de teoria e história do teatro, e Italo Moriconi, professor de letras e escritor. Em pauta, uma conversa sobre o lugar de Oswald de Andrade na cultura brasileira e reflexões sobre a peça O homem e o cavalo.
“O Homem e o Cavalo” foi escrita por Oswald de Andrade em 1933, ano em que Hitler ascendeu a chanceler na Alemanha, e publicada em 1934. O tema central é o confronto entre revolução e capitalismo, com um teor crítico às tendências fascistas que começavam a ganhar terreno em adventos como a fundação da Ação Integralista Nacional, em 1932, liderada por Plínio Salgado.
O roteiro opera uma crítica à sociedade burguesa da época e tem um dos seus momentos mais emblemáticos quando uma nave encontra o paraíso terrestre onde a propriedade privada, o casamento monogâmico e os meios de produção capitalistas foram abolidos.
O livro de Nanci de Freitas discute essa criação teatral, tendo em vista a forma como dialoga com textos e gêneros artísticos diversos e também com a própria produção artística de Oswald de Andrade. A partir do exame da estrutura do roteiro, dos elementos teatrais, dos seus significados e de sua rede de relações, a autora elucida o conceito dramatúrgico trabalhado pelo célebre escritor e dramaturgo brasileiro.
A Livraria da EdUERJ fica no Campus Maracanã da UERJ, no térreo, no hall dos elevadores. Aguardamos vocês lá !