Na quinta-feira, 2 de fevereiro, a Editora da UERJ lança o livro Diferenças e alteridade na educação – Conversas, problemas e perguntas, organizado por Anelice Ribetto e Daiana Pilar Andrade de Freitas Silva.
O lançamento será às 17h30, na Livraria da EdUERJ, no hall dos elevadores, campus Maracanã.
A publicação é fruto do trabalho desenvolvido pelo Coletivo Diferenças e Alteridade na Educação, que atua na Faculdade de Formação de Professores da UERJ (FFP-UERJ, em São Gonçalo) desde 2011, e congrega a narrativa de vivências de professores da escola básica, estudantes, gestores da rede pública e mães de alunos diagnosticados com deficiência.
Em sintonia com a premissa de uma Educação na Diferença, os capítulos propõem outras formas de contar o que emerge no contexto educacional, sugerindo uma cartografia de possíveis escolas, com novas trilhas para narrar, escrever e fazer pesquisa. Os temas perpassam a educação, a política e a gestão públicas, além da cidadania, vislumbrando o papel fundamental da escola na formação de uma sociedade mais justa
A leitura de “Diferenças e alteridades na educação” é indicada para professores que procuram os caminhos mais humanizados em relação às questões da educação especial. E certamente merece um olhar atento de famílias de pessoas “com deficiência”. Vale ressaltar que os debates sobre mecanismos para viabilizar uma sociedade inclusiva, que norteiam as páginas do livro, podem até, em um primeiro momento, causar algum desconforto por deixarem entrever as dificuldades que surgem diante de quem não se enquadra nos ditames de normalidade; todavia, têm o mérito de apontar caminhos de um mundo possível, em que a educação é soberana. E o melhor: não é uma utopia, mas um trabalho que está sendo desenvolvido agora por iniciativas como a do Coletivo Diferenças e Alteridade na Educação.