Cas Mudde, autor de “Extrema direita hoje”, esteve no Brasil e participou de Seminário Internacional no IESP e de palestra na Puc-Rio. Considerado um dos mais renomados estudiosos do extremismo, ele concedeu uma entrevista ao jornal O Globo, abordando questões como a ascensão do candidato ultradireitista Javier Milei, na Argentina, o futuro do bolsonarismo no Brasil, e o contexto relacionado ao surgimento da quarta onda da extrema direita no mundo.
Na conversa, ele alertou que “ mais e mais mídias tradicionais são simpáticas, se não claramente a favor, de partidos e políticos da ultradireita, frequentemente se escondendo atrás de uma suposta escolha entre a ultradireita (referida com um eufemismo) e “socialismo” (um disfemismo para forças da centro-esquerda)” Para Mudde, “isso ficou bem visível na eleição de 2018 no Brasil, onde boa parte da mídia dominante no Brasil e no exterior (como o Wall Street Journal) apoiou abertamente Bolsonaro”.
A entrevista foi concedida à jornalista Leda Balbino e cita nominalmente o nosso livro “A extrema direita hoje”, traduzido para o português por João Marcos E. D. de Souza, um dos destaques do catálogo da EdUERJ. A matéria saiu na edição dominical do O Globo, de 27 de agosto, e também em versão digital, esta última acessível para assinantes.