Em novo episódio do Podcast da EdUERJ, o professor Fernando Fontainha, diretor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, falou sobre o novo livro, “Covid-19 e Agendas de Pesquisas nas Ciências Sociais” (EdUERJ, 2023), organizado por ele com Carlos Milani. Abordando temas cruciais relacionados à pandemia, a conversa proporcionou uma perspectiva sobre a transformação do ambiente de trabalho, os desdobramentos do imaginário conservador, e os impactos das políticas públicas diante dessa crise de saúde global.
Na entrevista com o apresentador Zander Lima, Fontainha compartilhou reflexões sobre a metamorfose do mundo laboral durante a pandemia, destacando os desafios enfrentados por diferentes setores e grupos profissionais. “Foi um período desafiador, onde cada setor teve que se adaptar de maneira única. A experiência do trabalho remoto, por exemplo, trouxe não apenas mudanças práticas, mas também transformações na dinâmica e na cultura profissional”, enfatiza o professor.
Também discutiu-se como a crise serviu de combustível para o surgimento de um imaginário conservador, moldando as mobilizações ideológicas e políticas no Brasil. O negacionismo em relação à vacina e os movimentos de extrema-direita foram abordados na entrevista, enfatizando as dinâmicas sociais em meio à pandemia. Para o professor, o tanto de sorte que houve no Brasil durante a pandemia ocorreu “principalmente ao fato de que não era só o governo que estava cuidando disso. Você tinha o SUS, os governos (estaduais)”.
FernandoFontainha é o convidado do décimo nono episódio do podcast da EdUERJ, que está disponível nas plataformas Spotify, Youtube e Apple Podcasts. Venha você também ouvir esse programa e saber mais sobre esse livro com uma temática tão atual.
Abaixo, o link para ouvir no Youtube: