Há 10 anos manifestações tomaram as ruas de cidades brasileiras e, ainda residem hoje, no imaginário coletivo, as imagens das ruas lotadas, das bandeiras que flamulavam com dizeres advocando contra o aumento do preço das passagens, ou mesmo de personagens com o rosto coberto (os “black blocs”) arremessando artefatos.
A heterogeneidade dos grupos que participaram, de alguma forma, dos movimentos ocasionou um leque de interpretações desse relevante episódio da política brasileira.
Em sintonia com essa necessidade de abordar o tema, a EdUERJ lança “Junho de 2013: sociedade, política e democracia no Brasil”. A coletânea evidencia que, mesmo após uma década das referidas jornadas, muito ainda pode ser dito sobre o tema.
O livro oferece uma pluralidade de leituras teóricas e interpretativas condizente com a complexidade política e social do advento. Organizada por Francisco Mata Machado Tavares, Luciana Ballestrin e Ricardo Fabrino Mendonça, a obra contribui para a gama de debates que se estabeleceu nesse mês nas esferas acadêmicas, midiáticas ou nas conversas cotidianas.
Os autores são pesquisadores e pesquisadoras de ciência política e sociologias brasileiras que se uniram para proporcionar uma pluralidade de leituras teóricas e interpretativas capazes de apresentar elementos para o entendimento das manifestações em sua complexidade
política e social.
O livro está disponível em versão impressa e digital no
site da EdUERJ:
https://eduerj.com/produto/junho-de-2013-sociedade-politica-e-democracia-no-brasil/