Nabil Araújo lança Além do paradigma

A Editora da UERJ lança, na sexta-feira, 2 de junho, Além do paradigma (sobre o legado de Thomas Kuhn), de Nabil Araújo. Na ocasião será realizado um debate às 17h, na Casa de Leitura Dirce Cortes Riedel, com o autor Nabil Araújo e com os professores Matheus de Brito, da UERJ, e Fábio Carvalho, da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

O livro da EdUERJ propõe um estudo sobre “A estrutura das revoluções científicas”, de Thomas Kuhn, obra seminal que completou 60 anos em 2022. O famoso estudo proposto por Kuhn teve como mérito colocar sob os holofotes conceitos como paradigma e mudança de paradigma, e tornou-se uma referência para  pesquisas de humanidades e de ciências sociais, e um divisor de águas para as disciplinas históriafilosofia e sociologia do conhecimento. Em seu livro, Kuhn procura compreender a forma pela qual os pesquisadores chegam a novos saberes científicos e desmistifica visões simplistas sobre o desenvolvimento da ciência.

Entre os méritos de Além do paradigma (sobre o legado de Thomas Kuhn) está o de observar a fortuna crítica do livro de Kuhn em busca de uma interlocução possível da Histórica da Crítica com a História da Ciência e escapar da normalização da leitura de “A estrutura” no âmbito dos Science Studies.

A Casa de Leitura Dirce Cortes Riedel fica na Rua das Palmeiras, 82 – Botafogo, Rio de Janeiro.

Deixar uma resposta

pt_BRPortuguese